O que é efectivamente o horário nobre?
De acordo com a Wikipédia, o horário nobre é constituído por um bloco de programação que é exibido á noite e durante o horário de almoço, pois é durante esse período de tempo que mais telespectadores se concentram em frente ao televisor.
O que para os produtores é igual a um grande período do dia em que a facturação aumenta cerca de 80%.
Estamos portanto na presença de dois índices, o social e o financeiro.
Daí parte a grande premissa do que é passado no nosso televisor durante o denominado período do horário nobre.
Programar de acordo com uma maior fidelização é deveras importante para o negócio, pois quantos mais telespectadores, tiverem mais lucro será gerado.
Mas é necessário cativar um público mais fácil e uma das formas de reduzir o problema das grelhas de programaçao é incluir programas norte-americanos de baixo custo e consequentemente repetir inumeras vezes os mesmos episódios.
Uma forma também ela de denominador fácil é apelando aos sentimentos e para isso actualmente as televisoes optam por uma massificaçao das telenovelas sem precedentes e também pelos reality-shoes.
A programaçao actual da televisao nao olha a meios para atingir os seus fins, uma vez que, o importante nao é o estudo sociologico da populaçao mas financeiro.
O que é feito do horário nobre?
Eu ainda sou do tempo em que os conteúdos lançados eram de facto importantes, eu ainda sou do tempo em que o horário nobre era constituído por uma e apenas UMA telenovela, seguida de um programa de entretenimento ou de uma série familiar, em que podia ser visto por toda a família dos 4 aos 100 anos...
Hoje em dia, as televisões querem ter lucros e portanto não se preocupam em colocar programas de qualidade: como por exemplo, invés de 3 ou 4 telenovelas sem qualquer qualidade e em que as histórias parecem ser escritas em cima do joelho, ou então porque não um programa de entretenimento com jogos tradicionais em que toda a família se diverte invés dos programas de reality-shows completamente ridículos que só fazem passar pessoas tristes a fazer figuras ridículas, cenas de discussão e cenas de sexo que são de longe um programa familiar.
Por último para não complicar muito a coisa, que é feito dos programas com conteúdos interessantes, que nos fazem aprender alguma coisa, que é como quem diz, programas culturais????????
Sem comentários:
Enviar um comentário